Mesa Redonda | “Reporte Não Financeiro à Banca”

16/02/2026

No âmbito das comemorações do seu 4.º aniversário, a A.E.S.A – Associação Empresarial para a Sustentabilidade dos Açores promoveu uma Conferência e Mesa Redonda sob o tema: “Reporte Não Financeiro à Banca: regulação, tendências e impacto para as empresas”. Um tema cada vez mais central para o futuro das organizações e para a evolução do financiamento sustentável.

Participaram na Mesa Redonda duas entidades do sistema bancário açoriano, associadas da A.E.S.A. – NovoBanco dos Açores e Caixa do Crédito Agrícola Mútuo dos Açores, representados respetivamente por Marta Guerreiro, Presidente da Comissão Executiva do NovoBanco dos Açores, e Filipa F. Saldanha, Diretora do Gabinete de Sustentabilidade do Crédito Agrícola), que partilharam, com cerca de meia centena de participantes, a sua perspetiva sobre o atual enquadramento regulatório europeu em matéria de sustentabilidade. Em destaque estiveram a Diretiva da União Europeia CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive), que obriga as grandes empresas a reportar de forma transparente e padronizada as suas práticas ambientais, sociais e de governação (ESG), a Taxonomia Europeia, enquanto sistema de classificação das atividades económicas sustentáveis, e o Pilar 3 da União Europeia, que estabelece obrigações de divulgação de informação ESG por parte das instituições bancárias, com o objetivo de reforçar a transparência.
A iniciativa contou ainda com a participação da SIBS, representada por Ana Gouveia, SIBS ESG Lead, que apresentou a plataforma gratuita da SIBS destinada a centralizar e simplificar o reporte de dados ESG, permitindo uma abordagem unificada junto de várias instituições bancárias portuguesas que abrange cerca de 80% do sistema bancário nacional.

O evento pretendeu lançar as bases para os próximos desafios, reforçando o papel da sustentabilidade como motor de inovação, de criação de valor nas empresas e de coesão territorial nos Açores.