Quem somos

Somos uma associação empresarial focada na redefinição de valor nas organizações, incorporando impactos sociais e ambientais a par dos financeiros.

Possuímos o estatuto de ONGA (Organização não Governamental de Ambiente) , assumindo assim o setor privado como líder em impactos positivos.

Visão | que as empresas nos Açores sejam líderes na transição para uma economia circular, neutra em carbono, colaborativa, transparente e alicerçada na justiça ambiental e social.

Missão | facilitar e acelerar a implementação da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável nos Açores.

Objetivos | Promover uma cultura de sustentabilidade entre as empresas dos Açores

Influenciar, de forma transparente e independente, os processos de governança ligados ao desenvolvimento sustentável dos Açores

Motivar e capacitar empreendedores, empresários e colaboradores de empresas para a integração operacional da sustentabilidade como modelo de gestão e tomada de decisões

Missão

A nossa MISSÃO é facilitar e acelerar a implementação da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável (ONU) nos Açores.

Visão

A visão da AESA é que as empresas nos Açores sejam líderes na transição para uma economia circular, neutra em carbono, colaborativa, transparente e alicerçada na justiça ambiental e social.

Valores

Responsabilidade
Disrupção
Transparência
Justiça
Equidade
Solidariedade
Inovação
Cooperação

A nossa história

Em 2020, 25 empresas açorianas participaram na primeira ação de capacitação de Gestão e Liderança em Sustentabilidade nos Açores, promovida pelo Governo Regional dos Açores.
Esta ação, deveras transformadora para os que nela participaram, culminou na vontade coletiva de formar um grupo de trabalho, mas rapidamente se transformou na Associação Empresarial para a Sustentabilidade dos Açores (A.E.S.A).

A A.E.S.A foi constituída a 17 de janeiro de 2022, por vinte associados fundadores.
No final do primeiro ano de atividade a A.E.S.A atingiu o número de 50 empresas associadas.

No ano de 2023 a A.E.S.A adquiriu o estatuto de Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), pelo Despacho n.º 558/2023 de 31 de março de 2023 da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.